Cidade figura entre os destinos mais buscados do país; aumento no fluxo turístico impacta positivamente a economia local
Natal se consolida como um dos destinos mais desejados do Brasil para as férias escolares de julho. De acordo com um levantamento da plataforma Decolar, a capital potiguar aparece entre os dez destinos mais procurados por turistas no período, superando João Pessoa e Salvador no ranking. A rede hoteleira natalense já projeta uma ocupação de 59%, acima da média registrada em anos anteriores.
Segundo Edmar Gadelha, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), o desempenho é reflexo de um movimento crescente. “A expectativa para julho é 59% de ocupação, um pouco melhor do que a média de 55% registrada em julho de 2024, porém um avanço em relação aos 52% registrados em 2022”, explicou.
Turismo regional impulsiona procura
O perfil dos turistas que visitam Natal nesta época do ano é, predominantemente, de famílias com filhos, vindas principalmente de estados vizinhos. “O público predominante é formado por famílias com filhos, principalmente de estados vizinhos e turistas regionais. Esse perfil reflete a força do turismo regional, impulsionado pela facilidade de deslocamento terrestre e pela busca de destinos acessíveis durante as férias escolares”, ressaltou Gadelha.
Impacto positivo na economia local
Com o aumento de visitantes, os reflexos são sentidos em diversos setores da economia. “Um dos impactos mais significativos é a geração de empregos, com a expansão de vagas formais em áreas como hospedagem, gastronomia e comércio. Além disso, há um incremento na receita complementar de setores vinculados ao turismo, como transporte — incluindo serviços de aluguel de carros — e atrações locais que se beneficiam do maior fluxo de visitantes”, pontuou o presidente da ABIH-RN.
Trabalho integrado fortalece o destino
Para o secretário municipal de Turismo de Natal, Sanclair Solon, o bom desempenho é resultado de ações estratégicas entre o poder público e o trade turístico. “Essa alta procura mostra que Natal está consolidada junto aos brasileiros e turistas internacionais como um destino de excelência — seja pelas nossas belezas naturais, pela infraestrutura de nossa rede hoteleira, pelos eventos que temos realizado, pela segurança de nossos visitantes, mas ainda mais pela hospitalidade do nosso povo”, declarou.
O secretário ainda destacou que o mês de julho serve como termômetro para o segundo semestre. “Quando vemos Natal se destacando nesse período, temos um indicativo claro de que o restante do ano tenderá a manter esse ritmo. O trabalho da Prefeitura vem sendo realizado para que esses resultados se convertam não apenas em fluxo turístico, mas também em geração de emprego, renda e fortalecimento da mais importante cadeia produtiva do Estado.”
Expansão da malha aérea favorece o turismo
O aumento da malha aérea brasileira também colabora diretamente com o bom desempenho de destinos como Natal. Durante as férias escolares, empresas aéreas disponibilizaram mais de 11 milhões de assentos em 68,3 mil voos domésticos — um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Abear e da Anac.
No Nordeste, o Rio Grande do Norte registrou um aumento de 10% nas rotas partindo do Rio de Janeiro, o que favorece o crescimento da demanda por destinos de sol e praia. “Estamos vivendo um momento especial do turismo brasileiro, com mais voos, mais rotas e mais pessoas viajando pelo país, fortalecendo a nossa economia e posicionando o Brasil como um destino cada vez mais atrativo, acessível e preparado para receber bem”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Fonte: Tribuna do Norte