Reurbanização da orla de Ponta Negra - Foto Alex Régis

Reurbanização da orla de Ponta Negra terá concurso nacional para escolha de projeto

Compartilhe:

Nova fase para o principal cartão-postal de Natal

A Prefeitura de Natal deu início ao processo que definirá o futuro urbanístico e paisagístico da praia de Ponta Negra. Será realizado um concurso público de abrangência nacional, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que vai selecionar o projeto responsável por transformar a orla após a obra de engorda da faixa de areia. O edital deve ser lançado nos próximos meses, sob coordenação da Secretaria de Parcerias (Sepae) e execução da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

O projeto vencedor deverá contemplar soluções que priorizem acessibilidade, caminhabilidade, drenagem sustentável, áreas de lazer e práticas esportivas, além do uso de materiais ecológicos e da valorização cultural e paisagística local. Também há a previsão de identificar espaços com potencial de concessão pública, abrindo caminho para futuras parcerias público-privadas (PPP).

Segundo Arthur Dutra, secretário da Sepae e coordenador do Grupo de Trabalho Nova Ponta Negra, o concurso é um marco para a cidade: “Dar uma nova cara à orla de Ponta Negra depois da conclusão da engorda, essa é a ideia. É um projeto amplo de remodelagem da orla com uma nova perspectiva. Por isso que estamos fazendo o concurso, para que a gente possa ter acesso a propostas e arquitetos do Brasil inteiro”.

Participação da população

O decreto que instituiu o Grupo de Trabalho estabelece oito diretrizes que vão nortear as propostas, entre elas a ampliação de áreas verdes, integração com a faixa de areia recuperada e a criação de equipamentos de lazer. Além disso, a Prefeitura prevê a realização de consultas públicas, garantindo que a população participe da elaboração do termo de referência com sugestões e demandas locais.

Papel do IAB no processo

Embora ainda esteja em fase de contratação, o IAB será o responsável por preparar o edital, coordenar a seleção dos projetos e entregar a proposta final à Prefeitura. O prazo para a entrega do edital, após a formalização do contrato, será de seis meses. Dutra destacou a escolha da entidade pela sua experiência em concursos similares em todo o país: “O IAB levará em consideração as premissas que a Prefeitura já estabeleceu no decreto de criação do grupo de trabalho e outras que vierem a ser coletadas ao longo das consultas públicas, que serão feitas a partir da contratação do IAB”.

A expectativa é que a reurbanização da orla de Ponta Negra se torne um modelo de integração entre turismo, lazer, cultura e sustentabilidade, reforçando o papel da praia como um dos maiores atrativos turísticos do Rio Grande do Norte.

Leia mais

Rolar para cima